Beleza.
Todos a desejam. Uns nascem com ela, outros ganham-na e existem aqueles que nunca, durante a sua vida, têm a oportunidade de a terem.
Mas o que é a beleza? Em que forma em que ela se apresenta?
De acordo com a sociedade é preciso medires entre 1,70 e 1,75, tens de vestir um "S", as tuas coxas não se podem juntar quando tens as pernas ligeiramente afastadas, a tua cintura tem de ser fina e as tuas ancas largas, tens de ter o cabelo comprido e sempre arranjado, não podes comer comidas calorosas nem arrotar, tens de ter a pele sem nenhum alto ou baixo e não podes dar a tua opinião. Ridículo não é? Eu acho.
Felizmente existem pessoas que fogem aos parâmetros da nossa sociedade e pensam pela própria cabeça preferindo uma rapariga que em vez de vestir um "S" vista um "M", "L" ou "XL", mas que em compensação tem o sorriso mais lindo de todos, que a sua personalidade seja ideal para a pessoa, que tenha bom coração, que saiba amar e seja confiante, isso sim é Beleza. Que interessa a rapariga ser toda bem feita e muito arranjada se o que está por dentro é vazio, que nem opinião própria tem? É como namorar com uma Barbie, por muitos considerada perfeita, mas de "plástico" e "sem cérebro".
A beleza somos nós que a fazemos. Claro que há pessoas mais bonitas que outras, claro que existem pessoas que nem precisam de esforçar muito para parecerem bonitas por causa dos seus atributos físicos, mas também existem pessoas normalíssimas que apenas com a sua personalidade vão demonstrar serem mais belas que muitas outras.
Não percebo porque exercem tanta pressão sobre nós para sermos belas e perfeitas, porque não podemos ser como somos, sermos felizes e não nos preocuparmos com coisas sem importância para o bem-estar. Sabem o quanto somos criticadas por não sermos perfeitas segundo os valores da sociedade? O quanto sofremos para sermos aceites? A dor que nos fazem sentir quando olham para nós de forma desprezível por não sermos como querem que sejamos?
Mas que sociedade é esta? Não querem saber da inteligência, de um sorriso ou de uma opinião, mas sim de uma roupa de marca, um corpo magnifico e uma "boneca" de presença mas sem "vida". É uma sociedade fútil! Estou farta de viver nisto, quero que isto mude, que seja uma sociedade de direitos iguais e que realce a verdadeira beleza... Todos dizem que vai mudar e vai ser diferente, mas não vejo ninguém a fazer nada...
Claro que as pessoas vão reparar no seu aspeto, a personalidade não está estampada na testa. Mas só as pessoas com os valores certos (valores que esta sociedade não ensina) é que têm capacidade de ver mais alem, de ver mais que um corpo e maquilhagem, escolhem ver o nosso interior, o que nos torna verdadeiramente bonitas.
Somos todos bonitos, cada um à sua maneira.
Espero que a sociedade um dia entenda que nem todos somos Barbies e Kens, que as imperfeições existem e que toda a gente as tem...
Sem comentários:
Enviar um comentário